Novas 167 ambulâncias vão reforçar o atendimento de urgência principalmente no Norte e Nordeste do Brasil. Nesta quinta-feira (05), o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, entregou 55 veículos para a Bahia e outros estados também foram beneficiados: Sergipe recebe 22; Rio Grande do Norte, 18; Maranhão, 17; Piauí, 12; Paraíba, Pernambuco e Ceará, 11 cada; Alagoas, 9; e até Roraima, com 1 nova ambulância.
Essas entregas fazem parte do Novo PAC Seleções, com um investimento de R$ 48,5 milhões. O objetivo é reduzir o tempo de espera, salvar mais vidas e gerar emprego e renda. A fábrica das ambulâncias, por exemplo, fica em Lauro de Freitas, na Bahia.
Desde 2023, já foram entregues 2.223 ambulâncias em todo o país. Isso é seis vezes mais do que foi feito entre 2019 e 2022. Hoje, o SAMU já conta com mais de 4.100 veículos em circulação, atendendo mais de 188 milhões de brasileiros em 4.143 municípios.
● Quando chamar o SAMU 192?
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência começa a agir assim que você faz a ligação gratuita, seja de telefone fixo ou celular. Durante o chamado, os técnicos atendem você, identificam a emergência e coletam informações importantes sobre as vítimas e o local do incidente.
Depois, o caso é passado para o Médico Regulador, que orienta os primeiros socorros e, se necessário, envia uma ambulância ou outro meio de transporte especializado. As ambulâncias do SAMU estão estrategicamente posicionadas para garantir o atendimento mais rápido possível, levando a vítima ao hospital de referência quando for preciso.
Reportagem, Janary Damacena.