15°C 25°C
Brasília, DF
Publicidade

Aumenta a circulação dos vírus e diminui o número de pessoas que buscam a vacina

Cobertura vacinal entre os grupos prioritários está muito baixa

05/06/2025 às 06h00
Por: Max Gonçalves
Compartilhe:
Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Moradores de várias regiões do país vêm experimentando impactos de ondas de frio nas últimas semanas. Estamos no outono. O inverno ainda vem chegando, mas os casos de gripe vêm aumentando em todo o Brasil. De acordo com o Ministério da Saúde, a cobertura vacinal entre os grupos prioritários, que inclui crianças pequenas, idosos e gestantes, é de 31,88%. Muito abaixo da meta de 90% de cobertura.

Hospitais e postos de saúde confirmam aumento de procura por pessoas buscando atendimento com sintomas gripais. Boa parte é diagnosticada com infecções respiratórias causadas pelo Vírus Sincicial Respiratório (VSR). O vírus é um dos principais responsáveis por bronquiolites, pneumonias e hospitalizações em bebês com menos de um ano. No entanto, outras infecções respiratórias virais também costumam circular em tempos frios.

Acontece que em dias mais frios, as pessoas costumam deixar os ambientes mais fechados, com menos ventilação, há maior concentração de pessoas nesses locais, facilitando a propagação de vírus.

Principal causador do resfriado comum, o rinovírus pode parecer inofensivo, mas é responsável por boa parte das faltas escolares e afastamentos do trabalho. Apesar dos sintomas geralmente leves, coriza, dor de garganta e tosse, ele pode agravar quadros em ou doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).

A influenza A é um subtipo de vírus da gripe que causa doenças respiratórias. É conhecido por se espalhar facilmente por meio da tosse, espirro ou contato com superfícies contaminadas. Em crianças, idosos ou pessoas com saúde debilitada, a doença pode se tornar mais grave. Alguns dos sintomas se manifestam como febre e dores no corpo. 

O pneumologista do Hospital Sírio-Libanês, André Nathan, ressalta que enquanto o resfriado acomete apenas as vias aéreas superiores, compostas pelo nariz, laringe e faringe, a gripe pode atacar também as vias aéreas inferiores: a traqueia e o pulmão.

O Ministério da Saúde reforça a importância da vacinação contra a gripe, especialmente entre crianças, idosos, gestantes, profissionais de saúde e pessoas com doenças crônicas. A vacina está disponível gratuitamente nos postos de saúde em todo o Brasil.

Reportagem, Max Gonçalves

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários