Carla Zambelli, deputada federal pelo PL de São Paulo, disse que pretende se apresentar às autoridades italianas. A informação é do portal G1. A parlamentar foi condenada a 10 anos e 8 meses de prisão pela Justiça do Brasil por invadir os sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com o apoio de um hacker, mas fugiu do país no fim de maio, antes da sentença ser divulgada. Ela atravessou a fronteira com a Argentina, por terra. Depois, Zambelli pegou um voo até Buenos Aires e outro até os Estados Unidos. De lá, a parlamentar voou até a Itália. Atualmente, a parlamentar tem seu nome na lista vermelha, de foragidos, da Interpol.
Carla Zambelli tem nacionalidade italiana, além da brasileira. De acordo com as informações do G1, ela quer regularizar a sua situação junto às autoridades da Itália para deixar de ser considerada foragida. A parlamentar pediu licença do mandato no Brasil e diz que está se protegendo de perseguição política ao fugir para a Itália. Zambelli atualmente se encontra em Roma.
Brasil e Itália possuem acordo de extradição de condenados pela Justiça. A condenação de Carla Zambelli no Brasil já transitou em julgado, no jargão jurídico. O que equivale a dizer que a condenação já é definitiva e não há como recorrer. Situação que se aplica para casos de extradição.
Carla Zambelli também é alvo de processo por abuso de poder político no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Reportagem, Max Gonçalves