13°C 23°C
Brasília, DF
Publicidade

INSS: Todas entidades sob suspeita de descontos indevidos

Governo promete ressarcir aposentados e pensionistas por descontos não autorizados até o fim do ano

14/06/2025 às 06h00 Atualizada em 18/06/2025 às 12h30
Por: Katia Maia
Compartilhe:
Foto: Pedro França/Agência Senado
Foto: Pedro França/Agência Senado

Nenhuma das 42 entidades associativas que têm acordo com o INSS escapou de reclamações por parte dos aposentados. Todas foram contestadas por fazer descontos indevidos em benefícios de aposentados e pensionistas.

O dado foi divulgado pelo Ministério da Previdência Social e de acordo com o seu último balanço, quase 3 milhões de aposentados e pensionistas do INSS não autorizaram descontos de entidades associativas em seus benefícios.

Segundo o governo, cerca de R$ 6,3 bilhões foram descontados de forma irregular entre 2019 e 2024. A Advocacia-Geral da União já informou que o ressarcimento será feito até o fim deste ano.

Se você é aposentado ou pensionista e teve algum valor retirado sem consentimento, precisa avisar ao INSS que não autorizou a cobrança. Isso pode ser feito pelo site meu.inss.gov.br, pelo aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135.

Para quem não consegue acessar esses canais digitais, mais de 4.700 agências dos Correios em todo o Brasil estão oferecendo atendimento presencial.

Reportagem Katia Maia

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários