13°C 23°C
Brasília, DF
Publicidade

Giro da Semana: Tensões Globais, Política e Tragédias Marcam o Brasil e o Mundo

Conflitos no Oriente Médio, embates no Congresso e acidente aéreo na Índia dominam os destaques entre 9 e 13 de junho

14/06/2025 às 06h00 Atualizada em 17/06/2025 às 11h02
Por: Katia Maia
Compartilhe:
EDIÇÃO CANVA
EDIÇÃO CANVA

 

Aqui no Brasil, a semana foi tomada pelo debate sobre impostos. O clima no Congresso esteve em temperatura elevada. Empresários e parlamentares criticam o aumento da carga tributária e pedem que o governo corte gastos em vez de subir impostos. O presidente da Câmara, Hugo Motta, disse que vai colocar na pauta de segunda-feira a votação para suspender o novo decreto do IOF, publicado pelo presidente Lula. O governo, por sua vez, enviou uma Medida Provisória para compensar a queda na arrecadação, com mudanças que afetam investimentos em renda fixa.

No processo da trama golpista, Jair Bolsonaro foi interrogado no Supremo Tribunal Federal (STF) na terça-feira. O ex-presidente fez piadas com o ministro Alexandre de Moraes, pediu desculpas a ministros do STF e condenou os patriotas que acamparam em frente aos quarteis, afirmando que eles são malucos. Bolsonaro negou planos para golpe, mas admitiu ter discutido “possibilidades dentro da Constituição” com chefes militares. Com o fim dos interrogatórios, o processo segue agora para novas diligências e alegações finais.

No cenário internacional,  o barco Madleen, da ONG Flotilha da Liberdade, foi interceptado por Israel enquanto tentava furar o bloqueio a Gaza. A embarcação levava os ativistas Thiago Ávila, brasileiro, e a sueca Greta Thunberg e outras dez pessoas. Israel diz que todos foram levados em segurança e serão repatriados. O governo israelense classificou o barco como “iate de celebridades para selfies”, enquanto os ativistas chamaram a ação de sequestro. A ONG acusa Israel de genocídio, o que o país nega.

Ainda no Oriente Médio, a tensão aumentou com a ofensiva israelense contra o Irã. Israel lançou ataques contra instalações nucleares iranianas em resposta a disparos de mísseis atribuídos ao Irã. O Irã prometeu retaliação, aumentando o risco de um conflito mais amplo na região.

Na Índia, um avião da Air India caiu nesta quinta-feira logo após decolar da cidade de Ahmedabad, no oeste da Índia. O voo seguia para Londres e levava 232 passageiros e 12 tripulantes. Um ocupante sobreviveu. A aeronave caiu em uma área residencial próxima ao aeroporto.

 Essas foram as principais notícias desta semana. Até a próxima!

Reportagem, Katia Maia

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários