Brasil e Japão firmam parceria que promete trazer avanços para a saúde da população de ambos os países. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e o embaixador do Japão no Brasil, Teiji Hayashi, assinaram o Memorando de Cooperação em Saúde, um acordo que vai permitir ações conjuntas em áreas como atenção primária, saúde digital, formação de profissionais, oncologia, vacinas e envelhecimento saudável.
Segundo o ministro brasileiro, essa cooperação vai fortalecer ainda mais o nosso Sistema Único de Saúde (SUS), com mais troca de conhecimento, tecnologias e boas práticas. Já o embaixador japonês reforçou que a saúde é uma prioridade no plano de ação entre os dois países e que agora é hora de transformar o que foi acordado em ações reais.
O Japão demonstrou interesse em trazer ao Brasil tecnologias de telemonitoramento e inteligência artificial para diagnóstico à distância — o que pode ser revolucionário para regiões remotas e populações vulneráveis. Além disso, empresas japonesas pretendem colaborar com a produção de vacinas e medicamentos, inclusive com novos projetos para combater doenças como a dengue. Além disso, está em pauta a troca de experiências sobre envelhecimento saudável e medicina preventiva, além de cooperação entre universidades e institutos de pesquisa dos dois países.
Reportagem, Janary Damacena.