Você já "deu o sangue" por uma causa? Se já o fez, sabe a importância e se não, agora é um momento importante para, literalmente, salvar vidas! Isso porque os estoques de sangue pelos hemocentros de todo o país estão em baixa quantidade, então o Ministério da Saúde lançou a campanha “Doe Sangue. Você Pode”. A ideia é lembrar que um gesto simples, como doar sangue, pode fazer toda a diferença para quem precisa de transfusões, cirurgias, transplantes ou tratamento contra o câncer.
Nos últimos anos, o Brasil teve um leve crescimento no número de doações, mas ainda é fundamental que mais pessoas participem. Cada bolsa de sangue doada pode ajudar até quatro pacientes diferentes. E não existe substituto para o sangue — ele é essencial para salvar vidas todos os dias. Se você está com boa saúde, tem entre 16 e 69 anos, e tem um documento com foto, já pode doar. Menores de 18 anos precisam apenas de autorização.
A campanha do governo federal está sendo veiculada em rádio, TV, redes sociais e nas ruas de todo o país. E o recado é claro: se você é do tipo que se entrega de coração pelas pessoas, então você pode doar sangue também. Procure o hemocentro mais próximo, leve um documento, alimente-se bem e transforme sua solidariedade em vida.
Reportagem, Janary Damacena.