O Ministério da Educação (MEC) quer aprimorar o ensino da Matemática no Brasil. Para isso, lançou o programa “Compromisso Nacional Toda Matemática”. A proposta inclui aprimorar a formação de professores da disciplina e desenvolver ações nas escolas em todo o país, com suporte técnico e financeiro do MEC.
O anúncio foi feito pelo ministro da Educação, Camilo Santana, durante a Cerimônia Nacional de Premiação da 19ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, que aconteceu no Rio de Janeiro na segunda-feira (30), e contou com a presença de estudantes de todas as unidades da federação.
Um estudo da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), revelou que cerca de 65% dos estudantes brasileiros se sentem ansiosos com a possibilidade de reprovar em Matemática. Especialistas explicam que estes estudantes se ocupam mais tentando controlar o estresse da ansiedade com a disciplina do que aprendendo a resolver os problemas matemáticos.
De acordo com o ministro Camilo Santana, o objetivo do programa é transformar esse cenário adverso, reduzir desigualdades regionais e garantir um ensino de qualidade e melhorar o desempenho acadêmico dos alunos na disciplina.
O decreto de criação do programa será assinado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.
Reportagem, Max Gonçalves