Nesta semana o Ministério da Saúde iniciou uma grande operação para reforçar a fiscalização nas farmácias que fazem parte do programa Farmácia Popular. Depois de garantir 100% de gratuidade em todos os medicamentos do programa, agora o governo está indo a campo para verificar se tudo está funcionando da forma certa.
A ação vai começar com visitas técnicas a 100 farmácias em 58 cidades de 21 estados, com foco em regiões de grandes centros urbanos como São Paulo, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Bahia e Rio de Janeiro. As inspeções verificam se a farmácia tem alvará, documentos em dia e se a entrega dos medicamentos está acontecendo corretamente. Essas fiscalizações haviam sido interrompidas em 2021, porém desde 2023 mais de 2.300 farmácias já foram suspensas por irregularidades e R$8 milhões foram devolvidos aos cofres públicos.
O Farmácia Popular atende hoje mais de 12 milhões de pessoas todos os meses e oferece remédios gratuitos para doenças como hipertensão, diabetes, asma, osteoporose, colesterol alto, doença de Parkinson e muito mais — além de fraldas geriátricas e absorventes para quem precisa. De acordo com o Ministério da Saúde, o programa conta com mais de 31 mil farmácias credenciadas no Brasil e está em fase de reconstrução e fortalecimento, garantindo transparência, segurança e acesso à saúde para toda a população.
Reportagem, Janary Damacena.