A partir desta semana, mais de 3 mil profissionais selecionados pelo Programa Mais Médicos começam a atuar em 1.618 municípios e 26 Distritos Indígenas em todo o país. São 3.065 médicos nas Equipes de Saúde da Família e outros 108 atuando junto aos povos indígenas.
O objetivo é levar atendimento a quem mais precisa, fortalecendo a Atenção Primária à Saúde, especialmente em áreas remotas e com maior vulnerabilidade social. O edital teve recorde com mais de 45 mil inscrições. Agora, entre os dias 2 e 7 de julho, os médicos formados no Brasil com CRM chegam aos seus postos. Já os brasileiros formados no exterior começam o treinamento específico em agosto.
Segundo o Ministério da Saúde, o programa também investe na formação dos profissionais, com especializações em Medicina de Família e mestrado em Saúde da Família. E com o uso do prontuário eletrônico, o atendimento será mais ágil, com menos tempo de espera para exames e consultas especializadas.
Atualmente o programa Mais Médicos garante assistência para mais de 63 milhões de pessoas. A meta é chegar a 28 mil profissionais, e já são quase 25 mil médicos espalhados por 4.200 municípios, o que representa uma cobertura de 77% do território nacional.
Reportagem, Janary Damacena.