Na próxima segunda-feira, 9 de setembro, o Amapá receberá a visita do embaixador da França no Brasil, Emmanuel Lenain, para debater assuntos importantes para a Região Norte do país, como a emissão de vistos dos amapaenses para a Guiana Francesa, que faz fronteira com o município de Oiapoque, no extremo norte do Amapá.
O tema foi discutido em reunião de Lenain com o senador da república Randolfe Rodrigues e o ministro da integração e do desenvolvimento regional, Waldez Góes.
O direito ao visto é uma reivindicação dos amapaenses que desejam transitar livremente no território francês, pela Guiana Francesa.
O serviço de emissão está suspenso desde 2020, e para o governo brasileiro, isso atrapalha o desenvolvimento da cidade de Oiapoque.
Parte da população que vive na região fronteiriça depende da travessia por motivos diversos, e a emissão facilitada de vistos representa qualidade de vida, segurança e legalidade para as viagens.
O embaixador Lenain também deverá tratar junto ao Governo do Amapá a construção de um protocolo de intenções para capacitar professores amapaenses por meio do ensino da língua francesa.
Reportagem, Ruanne Lima
Mín. 20° Máx. 32°