Quatro praias brasileiras foram escolhidas como Reservas Nacionais de Surfe. São elas: Praia do Francês (AL), Itamambuca (SP), Regência (ES) e Moçambique (SC). As praias vão formar a Rede Brasileira de Reservas de Surfe, buscando valorizar ecossistemas icônicos da prática do esporte.
Foram levados em conta critérios como a qualidade das ondas, características do ecossistema, cultura do surfe local e engajamento comunitário. A escolha foi feita pela comunidade de surfe, em parceria com o Instituto Aprender Ecologia e a Conservação Internacional (CI-Brasil). As praias vão ser tratadas como santuários da prática esportiva, com foco na conservação ambiental, cultural e econômica.
As quatro praias eleitas vão criar comitês de gestão e eventos para oficializar a titulação, válida inicialmente por dois anos. Um plano de gestão será elaborado para definir ações e metas nas comunidades.
A iniciativa é inspirada nos programas Australiano e Mundial de Reservas de Surfe. As novas reservas podem ajudar a fortalecer ainda mais essa posição, além de promover a conservação e o turismo sustentável.
O Brasil já possui destaque no cenário mundial do surfe, com três medalhas olímpicas e sete títulos na Liga Mundial de Surfe nos últimos dez anos
Reportagem, Katia Maia