Abelhas são insetos, assim como as vespas e as formigas. Algumas espécies são conhecidas por produzirem o mel e viverem em colônias, e as abelhas operárias são as responsáveis pela defesa.
Ao picar, elas perdem parte do ferrão, morrendo em seguida. Este aparato possui músculos próprios e continua injetando a peçonha mesmo após a separação do resto do corpo. Próximas a um enxame, as primeiras abelhas, ao picar, liberam um feromônio que faz com que outras ataquem o mesmo alvo, podendo ocasionar acidente com centenas de picadas. Para o tratamento de uma ou poucas picadas, recomenda-se a retirada dos ferrões e a utilização de compressas frias e analgésicos para o alívio da dor.
Nos casos de picadas massivas, é preciso utilizar-se medicamentos anti-inflamatórios não-hormonais e anti-histamínicos. O Sistema Único de Saúde oferece gratuitamente antivenenos, conforme necessário, para uso no tratamento dos indivíduos acidentados.
Em caso de emergência, vá diretamente ao posto de saúde mais próximo de sua casa. Também é possível acionar imediatamente o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) ou o Corpo de Bombeiros (193). Caso seja possível, busque informações no Centro de Informação e Assistência Toxicológica da sua região.
Reportagem, Janary Damacena
Mín. 20° Máx. 32°