O Sistema Único de Saúde (SUS) vai receber um reforço nos investimentos em ciência e tecnologia com objetivo de ampliar o acesso da população a novos tratamentos, desenvolver novos medicamentos e vacinas, além de modernizar equipamentos. Serão investidos mais de R$57 bilhões de reais até 2026 no Complexo Econômico-Industrial da Saúde, conhecido como Ceis. Esse investimento é o maior deste tipo em mais de dez anos e tem expectativa de fortalecer a produção nacional tornando o SUS mais eficiente e menos dependente de fatores externos ao Brasil.
A notícia foi confirmada no Encontro dos Laboratórios Oficiais do Brasil, realizado em Natal, no Rio Grande do Norte. Durante o evento foi realizada a assinatura de 6 contratos de investimentos voltados ao fortalecimento do Ceis. Esses contratos fazem parte da Nova Indústria Brasil (NIB), uma iniciativa que inaugura uma nova fase da política industrial do país, caracterizada por um aumento expressivo dos recursos públicos, a inclusão de novos parceiros e a definição de metas ambiciosas para os próximos anos.
A reconstrução do Ceis, promovida pelo Ministério da Saúde, tem fortalecido a confiança do setor e estimulado uma programação de investimentos que poderá mobilizar R$30 bilhões anuais em parcerias público-privadas. O esforço conjunto promete impulsionar o desenvolvimento industrial no Brasil pelos próximos quatro anos, com expectativa de geração de emprego.
Reportagem, Janary Damacena.
Mín. 20° Máx. 32°