O estado de Pernambuco vai receber um investimento de R$ 7,5 milhões para incentivar pesquisas científicas voltadas à melhoria da qualidade de vida da população, com foco nas demandas específicas da região. O objetivo é apoiar projetos que ofereçam soluções para os desafios da saúde no estado, promovendo mais eficiência no atendimento e reduzindo desigualdades nos serviços oferecidos pelo SUS.
O programa vai financiar projetos em cinco áreas essenciais: vigilância em saúde; organização das redes de atendimento; gestão do trabalho e educação; saúde da mulher e da criança; além de planejamento, economia e inovação na saúde pública. O edital já foi publicado e os interessados têm até o dia 28 de março para submeter suas propostas. As pesquisas precisam focar nos principais problemas de saúde enfrentados pela população, com prioridades definidas pela comunidade científica e especialistas de Pernambuco.
O recurso faz parte do Programa Pesquisa para o SUS (PPSUS), e é uma iniciativa do Ministério da Saúde em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Secretaria Estadual de Saúde e a Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (FACEPE). O PPSUS é uma iniciativa nacional e ajuda a direcionar as pesquisas para os principais problemas de saúde da população, garantindo que temas importantes sejam estudados pelos cientistas brasileiros. Além disso, ele fortalece a experiência dos pesquisadores locais e incentiva a produção científica, tornando-os mais preparados para competir em nível nacional.
Reportagem, Janary Damacena.