18°C 23°C
Brasília, DF
Publicidade

Aumenta o consumo de medicamentos para ansiedade e depressão no Brasil

Entre agosto de 2022 e agosto de 2024, o uso de medicamentos para depressão e para ansiedade subiu mais de18%.

03/10/2024 às 06h20 Atualizada em 05/10/2024 às 09h48
Por: Max Gonçalves
Compartilhe:
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

 

 

Os brasileiros estão consumindo mais medicamentos voltados para ansiedade e depressão. É o que revela um estudo conduzido pela Sandbox, uma empresa especializada em dados para o setor de saúde. A análise realizada pela empresa revelou um aumento expressivo no consumo de medicamentos psiquiátricos voltados para a saúde mental no Brasil. E esse consumo afeta também o bolso dos pacientes. Entre agosto de 2022 e agosto de 2024, o uso de medicamentos para depressão e para ansiedade subiu mais de18%.

O levantamento da Sandbox analisou uma base de aproximadamente 600 mil pessoas, durante os últimos dois anos. Deste grupo de pessoas, cerca de 130 mil utilizaram medicamentos voltados para a saúde mental. No total, o estudo mostrou que o número de pessoas que consumiram medicamentos para transtornos mentais aumentou 49%.

A alta nos casos de transtornos de ansiedade e depressão tem impulsionado o uso de medicamentos psiquiátricos. Cada usuário comprou, em média, duas caixas de medicamentos por mês. Os pacientes que fizeram uso de antidepressivos representam mais de 80% do total.

O estudo revelou ainda um impacto financeiro considerável para os pacientes. Entre agosto de 2022 e agosto de 2024, os gastos médios mensais com medicamentos aumentaram de R$ 154 para R$ 189, representando uma variação de 22,8%, bem acima da inflação acumulada no período (8,65%).

Reportagem, Max Gonçalves.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários