20°C 32°C
Brasília, DF
Publicidade

Prevenção de Desastres na Palma da Sua Mão!

Prevenção de Desastres na Palma da Sua Mão!

26/08/2024 às 11h59 Atualizada em 26/08/2024 às 15h56
Por: Redação
Compartilhe:
Prevenção de Desastres na Palma da Sua Mão!

Agora, a população pode contar com um novo aliado na luta contra os desastres naturais no Brasil! O aplicativo Prevenção SGB, desenvolvido pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB), coloca as informações sobre áreas de risco na palma da sua mão. Com ele, é possível identificar locais em todo o país onde existe a possibilidade de acontecer desastres como inundações, enxurradas, deslizamentos de terras ou até queda de blocos. 
O Prevenção SGB traz funcionalidades de geolocalização que indicam de forma simplificada as áreas de risco em mais de 1,7 mil municípios em todo o país, somando 14 mil setores identificados. 
Ele traz informações do lugar com detalhes como tipologia, descrição, sugestão de intervenção e até do número de construções e pessoas nas áreas de riscos. Além da classificação de acordo com o risco e perigo geológico, se está sujeito, por exemplo, a deslizamento, inundação ou enxurrada. Outra novidade é que aplicativo é colaborativo e os usuários podem inserir informações como explicou o Chefe da Divisão De Geologia Aplicada Do SGB, Tiago Antonelli: 

SONORA Tiago Antonelli
A pessoa vivenciando, presenciando, um escorregamento, uma erosão, uma inundação, ela pode fotografar e descrever brevemente esse evento, ela vai contribuir para a criação de um cadastro nacional de eventos e desastres que nós esperamos que seja robusto e grande e que vai ser formado pela população. Então a gente quer engajar e empoderar para, ela conhecendo o problema, a gene consiga antecipar e prevenir o desastre 

O Prevenção SGB está disponível gratuitamente na Google Play Store para celulares com Android. Segundo o SGB, em breve, o aplicativo será disponibilizado em outras plataformas.
Reportagem Katia Maia

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários