O país acaba de ultrapassar a marca de 14 gigawatts de potência nas grandes usinas solares. Para você ter uma ideia, isso é o mesmo que a capacidade da hidrelétrica de Itaipu, a segunda maior do mundo! Quem acaba de divulgar o dado é a ABSOLAR, agência brasileira de energia solar fotovoltaica.
Segundo a agência, desde 2012, o investimento em energia solar só cresce. Já são mais de 60 bilhões de reais investidos e mais de 424 mil empregos verdes criados. Sem falar nos cerca de 20 bilhões de reais que entraram nos cofres públicos em arrecadação de impostos.
As usinas estão espalhadas por todo o Brasil, com destaque para a região Nordeste, que lidera com quase 60% da potência instalada. Representantes da ABSOLAR, acreditam que é possível aumentar ainda mais a participação das fontes renováveis na nossa matriz elétrica, garantindo a segurança e a estabilidade do sistema. Um estudo recente mostra que as hidrelétricas ajudam a equilibrar o sistema quando o sol e o vento variam."
Rodrigo Sauaia, CEO da ABSOLAR, destaca que a energia solar, além de limpa e competitiva, é essencial para a economia e para a transição energética do Brasil. Ele afirma que essa fonte de energia gera muitas oportunidades, novos empregos e renda para a população."
Já, Ronaldo Koloszuk, presidente do Conselho de Administração da ABSOLAR, lembra que o crescimento da energia solar é uma tendência mundial. Ele diz que o Brasil, com um dos melhores recursos solares do planeta, tem tudo para liderar na produção de hidrogênio verde e no desenvolvimento de novas tecnologias, como o armazenamento de energia e os veículos elétricos."
Reportagem, Kristine otaviano
Agência Voz
Mín. 20° Máx. 32°