O câncer de pênis é um tipo raro, que afeta principalmente homens com 50 anos ou mais, mas que também pode atingir os mais jovens. De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), mais de 400 homens morreram por causa da doença em 2021 - último dado consolidado sobre o câncer de pênis. A falta de higiene, infecção pelo HPV e a ausência de circuncisão estão entre os fatores de risco.
No Brasil, ele é mais comum nas regiões Norte e Nordeste, representando cerca de 2% de todos os casos de câncer em homens. O diagnóstico precoce é essencial, pois evita complicações graves, como a amputação total do órgão, além de impactos na saúde física e emocional do paciente.
Os sintomas incluem feridas persistentes, aumento anormal de tecidos na região, secreções e, em alguns casos, ínguas na virilha. Se você notar qualquer um desses sinais, procure um médico imediatamente! A demora no tratamento pode permitir que a doença avance para outras partes do corpo, aumentando os riscos.
Em estágios iniciais o câncer de pênis tem alta taxa de cura. O tratamento inclui cirurgia, quimioterapia ou radioterapia, dependendo do caso. Para prevenir, mantenha uma boa higiene íntima diariamente, use preservativos e aproveite a vacinação contra o HPV, disponível no SUS.
Reportagem, Janary Damacena.