20°C 32°C
Brasília, DF
Publicidade

Eventos vão distribuir água de graça

Todos os eventos como shows e festivais terão que fornecer água gratuita para os participantes.

28/08/2024 às 19h19 Atualizada em 28/08/2024 às 19h26
Por: Redação
Compartilhe:
Foto de Wendy Wei:PEXEL
Foto de Wendy Wei:PEXEL

 

Ouça e baixe seu arquivo de áudio para sua emissora.

 

Todos os eventos como shows e festivais terão que fornecer água gratuita para os participantes. A medida foi publicada em diário oficial nesta terça-feira e vale até o dia 25 de dezembro deste ano. O motivo é o calor extremo, que levou à morte de Ana Clara Benevides durante um show da cantora Taylor Swift no Rio de Janeiro no ano passado.

O laudo do Instituto Médico Legal confirmou que a causa da morte da jovem foi exaustão térmica. A portaria determina que as produtoras de eventos devem permitir a entrada de garrafas de água e instalar "ilhas de hidratação" com bebedouros ou distribuir água em embalagens para consumo. Essas ilhas devem ser distribuídas de maneira acessível em pontos estratégicos do evento para facilitar o acesso.

Além disso, os pontos de venda de alimentos e bebidas também devem estar localizados em locais que permitam fácil acesso ao público. A portaria ainda exige que os eventos garantam espaço e estrutura para um rápido atendimento em caso de emergências relacionadas à saúde.

 Após o período de validade de 120 dias, a medida será reavaliada para decidir sobre uma possível prorrogação. A reavaliação levará em conta as condições climáticas e o calor extremo que possa ocorrer na época. Se as temperaturas permanecerem elevadas ou situações similares àquelas que motivaram a portaria persistirem, a medida poderá ser prorrogada para continuar garantindo a segurança e o bem-estar do público.

Reportagem, Kristine Otaviano

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários